terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Quais os 5 Princípios Bíblicos para o Namoro?


Cinco Princípios para o Namoro

1. Princípio de plantar e colher

Lembrete: polegar.

Faz-se os buracos com o polegar para se plantar sementes de ameixa.

"Nasceu um monte de ameixeiras!!! Mas por que? Eu odeio ameixas! Tinha esperança de que nascessem maçãs!... mas plantei ameixas."

Quando se fala em uma semente, deve-se hoje mesmo imaginar a árvore e seus frutos - as conseqüências. Raciocine e seja prudente. Seja sábio!

Se eu fumar, terei como conseqüências câncer, tuberculose, dentes escuros, mau hálito.

Pessoas que dizem "posso namorar uma pessoa não cristã" são pessoas que não vêem o quadro todo, com suas conseqüências no futuro.

Tudo que eu faço no namoro trará conseqüência, dará frutos, cedo ou tarde.

2. Princípio do fogão

Lembrete: dedo indicador.

Fico usando o indicador para colocar a mão no forno à lenha quente.

"Ah! Eu sou mais esperto que os outros! Todo mundo põe a mão na chapa e se queima. Eu vou provar que não me queimarei!"

"Coloco saliva no dedo, e... psst! Viu? Não me queimei! Mais um pouco de saliva, e... psst! Viu só? Há! Não me queimei! Olha!!! psst!... psst!... psst!... Não queimou, não queimou!!! Olha! psssst! Aaaiiii! Auuu, me queimei, me queimei..."

Há dois tipos de pessoas: as que vêem os outros se queimarem e pensam "se eu fizer isto, também vou me queimar" e as que pensam que são mais fortes e inteligentes que os outros, e acham que nunca o que aconteceu aos outros poderá acontecer com ela.

As primeiras aprendem com os que se queimaram. As outras são prepotentes. Não dão valor a conselhos (mesmo bíblicos, como Pv.6:25, 27-28) e acham que errar de vez em quando não é tão grave: não viciará nem trará conseqüências e, afinal, "eu tenho o controle da situação" - até o dia de não o terem...

Se eu nunca namorar uma pessoa não cristã terei quase certeza de que não me casarei com uma pessoa não cristã.

3. Princípio do central

Lembrete: dedo central.

O maior dos dedos, que está no centro, é o dedo central. O primeiro dedo a tocar é este.

"Estamos fazendo algo juntos para Cristo?"

"Quem é o centro da nossa vida e dos nossos relacionamentos?" Se sou cristão e tenho um namoro cristão, então estou afirmando que ele é o centro de minha vida e do meu namoro.

"Amo mais a Cristo ou a minha mãe?" Se minha mãe estivesse na nossa frente quando estamos sozinhos (nos amassando, por exemplo), eu me envergonharia? Mas Jesus sempre está comigo!

Jesus deve estar sempre entre nós. Não peça licença para Ele em hipótese alguma!

Lembre-se do primeiro dedo a tocar: que seus toques sejam santos.

4. Princípio da aliança

Lembrete: dedo do anel, da aliança do casamento.

Sinceramente, só saberei se casarei com a pessoa que está ao meu lado quando estiver casado. Portanto, o que temos feito juntos?

Levarei para o casamento as conseqüências de tudo o que fiz antes dele, sozinho ou com outras pessoas.

5. Princípio do rebaixamento

Lembrete: dedo mindinho.

Não rebaixe os seus padrões de namoro. Estabeleça padrões e não os viole. Planeje com antecedência o que vai e o que não vai fazer no namoro. Saiba com quem vai e com quem não vai namorar.

Se decidir não estabelecer padrões de namoro, o que fazer quando alguém não temente a Deus te convidar a fazer coisas ou ir a lugares impróprios? Não pensarei: "Na igreja ninguém se interessa por mim... aquele rapaz não é da igreja mas tá tão afim de mim... me convidou para sair... vou namorar com ele!"

Se estabeleço padrões, nem esquento a cabeça: a resposta já está determinada! E Deus honrará minha atitude!

Elevar meus padrões não é a chave para conseguir namorados, mas para conseguir-se um conjugue melhor.

Alguns padrões para o namoro

Início do namoro

Exemplos: "Eu quero conhecer a pessoa por ___ meses/anos antes de namorarmos."; "Eu não vou deixar que ninguém pegue na minha mão ou me abrace antes que me namore."

"E se meu companheiro começar a fazer algo que está fora dos padrões que defini?" Diga "não" imediatamente e exponha seus padrões! Não fique pensando! Se você cortar na hora, vai funcionar, mas se você disser depois de 3 quadras para ele largar de sua mão...

Isso chama-se respeito. Adquire-se alto nível de respeito com estas atitudes. Por exemplo, se vocês estão andando lado a lado, e o rapaz começa a esbarrar a mão dele na sua ("ai, a mão dele é tão forte! Tão cheia de pêlos!!!") e enfim pega em sua mão, mas você delicadamente pede para que ele largue, ele nem arriscará abraçá-la!

Bobeira tudo isso nos nossos tempos?

DEFINA PADRÕES CLAROS E PRÁTICOS.

Coloque-os diante de Deus e você terá então a prova de como Ele te honrará com um excelente namorado e cônjuge! Ele é o mesmo ontem e hoje, sabe das suas necessidades e desejos. Confie nEle, afinal Ele te ama mais do que você possa imaginar, e quer o melhor para você! Ele sabe de coisas que você nem pode imaginar sobre você e seu companheiro! Sabe o que vai no coração de ambos!

Há muitos jovens que só querem namorar para poderem ter a emoção de beijar. Você poderá manter-se livre destes definindo padrões.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

9 dicas para manter o casamento Feliz


Quem vive uma história amorosa duradoura não só pode como deve mudar suas atitudes de vez em quando - e incentivar o companheiro a mudar também


1. Incentive o carinho e a gentileza

Como? Observe os gestos amáveis de seu parceiro e retribua com um sorriso ou um agradecimento.

Por quê? Agir com delicadeza estimula futuras gentilezas. Só não adianta exagerar: estudos indicam que relacionamentos de sucesso respeitam a proporção de cinco elogios para uma crítica, em média.

2. Tire do quarto o que "rouba" seu tesão

Como? Comece pela TV. A cama é um espaço sagrado para a intimidade, não deve ser associada a nada que diminua o desejo.

Por quê? Cientistas constataram que os casais que aboliram a TV do dormitório passaram a transar duas vezes mais.

3. Mentalize a união

Como? Nunca durma chateada com o homem que a conquistou, mesmo que ele esteja errado. Antes de apagar as luzes, relembre alguns dos melhores momentos de vocês dois e liste mentalmente todas as qualidades dele.

Por quê? Pesquisas comprovam que essa mentalização ameniza desapontamentos e desejos de vingança, tendo sido apresentada em evento da Organização das Nações Unidas como estratégia para se alcançar a paz mundial.

4. Recorde os bons momentos

Como? Coloque em uma caixa tudo o que reacenda a lembrança do começo de namoro ou dos primeiros anos de casamento. Vale incluir cartas, fotografias, ingressos de cinema, de shows, cartões-postais, bugigangas mil.

Por quê? Olhar para objetos que remetem a tempos felizes faz o sentimento retornar.

5. Transe mais

Como? Faça o "sacrifício" de comer um quadradinho de chocolate meio amargo uma vez por dia (não vale passar disso!). Várias pesquisas revelam que o doce deixa as mulheres sexualmente mais ativas.

Por quê? Chocolate estimula o cérebro a produzir dopamina, a substância do amor que liberamos durante um orgasmo.

6. Pratique a respiração havaiana

Como? Todo mundo sabe que bater boca desgasta a relação, mas não é fácil ficar quieta, certo? Da próxima vez que ele tirar você do sério, use a técnica dos havaianos: inspire pelo nariz durante um segundo e expire pela boca durante dois, dizendo "rá" (bem baixinho) enquanto o ar sai dos pulmões.

Por quê? Esse exercício simples deixa você mais centrada, desligando a resposta do corpo ao estresse.

7. Convide para uma caminhada

Como? Escolha um parque sossegado e passeiem juntinhos, de mãos dadas.

Por quê? Sem paredes nem limites, a consciência do que está ao nosso redor aumenta. Além de deixar vocês abertos um para o outro, a beleza do cenário fará com que ambos se sintam mais conectados. Sem contar que é quase impossível ficar de mau humor em meio à natureza, não é mesmo?

8. Encoraje as diferenças

Como? Quando um casal reclama que o fogo da paixão apagou, é porque as diferenças entre eles acabaram sufocadas pela rotina ou por brigas frequentes. Convença seu marido a resgatar amigos e passatempos da época em que vocês não se conheciam ou a se aventurar por áreas que você não domina (nem pretende dominar). Faça o mesmo consigo mesma.

Por quê? Quanto mais fizerem coisas diferentes, menor a chance de terminarem sentados em frente à tevê sem assunto novo para conversar.

9. Definam um sonho em comum

Como? Qualquer casal normal faz um monte de planos, mas eles costumam ser atropelados pela correria cotidiana ou pelos objetivos que envolvem os filhos. A cada início de ano, portanto, pensem em uma "loucura" para ser realizada a dois. Vale conhecer outro lugar do país, aprender uma nova língua ou matricular-se em um curso de dança.

Por quê? Refletir sobre o futuro é uma das formas mais eficazes de prolongar a felicidade conjugal, pois significa que vocês pretendem continuar juntos por muito tempo.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Motivação para o Sucesso

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Gigante de Aço


domingo, 12 de fevereiro de 2012

Tempo de Recomeçar - Dublado

Tempo de Recomeçar - Dublado

Comentário Especial de Rodrigo Messias: Na vida sempre há um RECOMEÇO, vale muito a pena assistir esse filme.

Nome Original: Life as a House
Direção: Irwin Winkler
Lançamento: 2001
Duração: 125 minutos
Qualidade: DVDRip
Áudio: 10
Vídeo: 10
Tamanho: 276 Mb
Ídioma: Português
Legenda: S/L
Enconder by: Rodrigo Messias
Novo parceiro em Download

      DepositFiles




Sinopse: Quando descobre estar com câncer, George Monroe (Kevin Kline) resolve tentar fazer as pazes com seu filho rebelde Sam (Hayden Christensen) e realizar o que pode ser o último empreendimento de sua vida: reconstruir sua casa.

Trailer


sábado, 11 de fevereiro de 2012

Todos merecem uma segunda Chance

Comentário Especial: O texto abaixo com certeza uma das melhores história que já postei em meu blog. Vale muito a pena dar uma lida até o final, tenho a certeza que irá falar profundamento contigo.



Certo dia um fazendeiro muito rico, levantou bem cedo, foi até um celeiro e construiu uma forca de madeira, depois mandou chamar seu único filho e lhe disse:


-Um dia eu morrerei meu filho e, quero que você me prometa uma coisa...

E seu filho lhe respondeu:

-Diga eu pai!

-Se depois que eu morrer você gastar tudo o que eu tenho em festas e não tiver mais solução, se você tiver falido vai me prometer que vira até essa forca colocara essa corda no pescoço e tirará a sua vida.

Seu filho espantado lhe respondeu:

-Meu pai, acha mesmo que eu irei perder tudo isso, é muito dinheiro, além do mais,o senhor me ensinou muito bem como administrar os negócios, não irei falir a sua fazenda!

E o fazendeiro insistiu:

-Me prometa agora...

Então seu filho lhe disse:

-Certo meu pai, eu prometo que se gastar todo o dinheiro, e não tiver mais nenhum recurso, virei até esse celeiro e me enforcarei.

Passado alguns anos seu pai faleceu, e o filho começou a dar festas em sua casa, não se importando com a administração da fazenda, até que um dia, ele não tinha mais dinheiro, então começou a vender tudo o que tinha para poder sobreviver, até que se acabaram todos os seus recursos, e lhe sobrou apenas a fazenda para ser vendida e lembrou da promessa que fez a seu pai, e disse:

- O senhor tinha razão meu pai, eu fui inconseqüente e perdi tudo o que o senhor levou a vida inteira para construir, não me resta mais nada a não ser cumprir a promessa que te fiz ainda em vida; vou até o celeiro para me enforcar...

No caminho para o celeiro ele pensou: "Que bom seria se eu tivesse uma segunda chance, não gostaria mais em festas, e cuidaria melhor dos negócios do meu pai, mais agora é tarde demais, só me restou essa corda...”

Passando a corda em seu pescoço, em lágrimas, derrubou o banquinho onde estava para se enforcar, e com o peso do seu corpo a forca se quebrou, e havia dentro dela rubis e todos os tipos de pedras preciosas e um bilhete de seu pai escrito:

"Aqui está a sua segunda chance, aproveite bem!!!"

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

*O olhar de Verissimo sobre o BBB*


Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A nova edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

**Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo. **

*Luis Fernando Veríssimo **

**É cronista e escritor brasileiro***

Impossível assistir ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros...todos na mesma casa, a casa dos "heróis", como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterossexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE.

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB . Ele prometeu um "zoológico humano divertido" . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade. Ou se vale a pena "vender" sua capacidade intelectual em troca de alguns milhares de reais como cachê, participando da fabulosa fortuna arrecada pela Globo... Veja os valores mais adiante.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis? Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os

professores) , carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados.

**Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo dia.

Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna. Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, Ongs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns).

Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o "escolhido" receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$ $$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir:

oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros? (Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores)

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores. Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema...., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo...

, •visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar...

ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

BILHETE DEIXADO PELO FILHO...


O pai entra no quarto do filho e vê um bilhete em cima da cama. Ele lê o bilhete temendo o pior:

'Caro Papai, é com grande pesar que lhe informo que eu estou fugindo com meu novo namorado, Juan, um Argentino muito lindo que conheci. Estou apaixonado por ele. Ele é muito gato, com todos aqueles 'piercings', tatuagens e aquela super moto BMW que tem. Mas não é só por isso, descobri que não gosto de jeito nenhum de mulheres e, como sei que o senhor não vai consentir com isso,decidimos fugir e ser muito felizes no seu 'trailer'.

Ele quer adotar filhos comigo, e isso foi tudo que eu sempre quis para mim. Aprendi com ele que maconha é ótima, uma coisa natural, que não faz mal a ninguém, e ele garante que no nosso pequeno lar não vai faltar marijuana. Juan acha que eu, nossos filhos adotivos e os seus colegas 'gays' vamos viver em perfeita harmonia.

Não se preocupe papai, eu já sei me cuidar, apesar dos meus 15 anos já tive várias experiências com outros caras e tenho certeza que Juan é o homem da minha vida.

Um dia eu volto, para que o senhor e a mamãe conheçam os nossos filhos. Um grande abraço e até algum dia.

De seu filho, com amor.'

O pai quase desmaiando continua lendo.

'PS: Pai, não se assuste, é tudo mentira!!!

Estou na casa da Priscila, nossa vizinha gostosa. Só queria mostrar pro senhor que existem coisas muito piores do que as notas vermelhas do meu boletim, que está na primeira gaveta.

Abraços,

Seu filho, burro, mas macho.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

CARROÇA VAZIA

CERTA MANHÃ, MEU PAI, MUITO SÁBIO, CONVIDOU-ME A DAR UM PASSEIO NO BOSQUE E EU ACEITEI COM PRAZER. ELE SE DETEVE NUMA CLAREIRA E DEPOIS DE UM PEQUENO SILÊNCIO, ME PERGUNTOU:

- ALÉM DO CANTAR DOS PÁSSAROS, VOCÊ ESTÁ OUVINDO MAIS ALGUMA COISA?

APUREI OS OUVIDOS ALGUNS SEGUNDOS E RESPONDI:

- ESTOU OUVINDO UM BARULHO DE CARROÇA.

- ISSO MESMO, DISSE MEU PAI, É UMA CARROÇA VAZIA.

PERGUNTEI AO MEU PAI:

- COMO PODE SABER QUE A CARROÇA ESTÁ VAZIA, SE AINDA NÃO A VIMOS?

- ORAS, RESPONDEU MEU PAI. É MUITO FÁCIL SABER QUE UMA CARROÇA ESTÁ VAZIA POR CAUSA DO BARULHO. QUANTO MAIS VAZIA A CARROÇA, MAIOR É O BARULHO QUE FAZ.

TORNEI-ME ADULTO, E ATÉ HOJE, QUANDO VEJO UMA PESSOA FALANDO DEMAIS, GRITANDO (NO SENTIDO DE INTIMIDAR), TRATANDO O PRÓXIMO COM GROSSURA INOPORTUNA, PREPOTENTE, INTERROMPENDO A CONVERSA DE TODO MUNDO E, QUERENDO DEMONSTRAR QUE É A DONA DA RAZÃO E DA VERDADE ABSOLUTA, TENHO A IMPRESSÃO DE OUVIR A VOZ DO MEU PAI DIZENDO:

“QUANTO MAIS VAZIA A CARROÇA, MAIS BARULHO ELA FAZ...”

PENSE NISSO...

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Quem Pode Perdoar Pecado?


O que é pecado? Quem pode perdoar pecado? O que é perdoar?

Pecado é transgressão da lei de Deus. Por isso somente e exclusivamente Deus pode perdoar o pecador. Exemplo: “A pessoa que comete um crime pecou contra as leis de Deus e as leis do país. Assim ela responderá perante a lei e se for condenada pagará pelo que cometeu perante os homens, mas perante Deus não estará justificada porque só Ele, Deus, poderá perdoá-la”.

Perdoar é remir o que pecou de sua falta ou dívida. Pode o homem perdoar pecados? A Bíblia diz que todos pecaram e foram destituídos da glória de Deus (Rom 3: 23). Diz ainda que Deus não poupou nem os anjos que pecaram (II Pedro 2:4); se todos pecaram, como pode o pecador perdoar pecados? Você pode perdoar alguém que te prejudicou, que te ofendeu, que te causou males (Efésios 4: 32). Jesus afirma isso em (Mateus 18: 21 e 22) quando disse para perdoar os que nos ofendem (pecam contra nós) até 70 x 7. Isso é perdoar pela culpa pessoal mas o pecado em si, a transgressão dos ensinos divinos só Deus em Cristo pode nos perdoar. Homem nenhum tem poder para perdoar pecados.

Jesus ensinou a oração do “Pai Nosso” e lá nota-se a pessoa dizendo a Deus: “perdoa nossas dívidas (pecados) como nós perdoamos os nossos devedores”. Fica claro aí que você tem obrigação de perdoar aqueles que te causam males, mas o pecador só é e pode ser perdoado e remido dos pecados por Jesus. Podemos interceder junto a Deus pelo próximo, mas perdoar pecados não! Moisés suplicou pelo povo de Israel dizendo a Deus: “perdoa-lhes os pecados...” (Êxodo 32:32). Estevão suplicou pelos seus algozes (Atos 7: 60). Daniel suplicou pela nação judaica no exílio (Daniel 9: 19), mas para perdoar pecados é só Jesus. (Mateus 9:6) diz: “Para que saibais que o Filho do homem na terra tem poder para perdoar pecados...”. O salmista diz que com Deus está o perdão (Salmos 130: 4). Cristo morreu pelos nossos pecados (I Coríntios 15: 3). João diz: “Mas se nós confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados” (João 1: 8).

O pecador perdoado é ensinado para nunca mais pecar, eis a recomendação de Cristo: “Vai e não peques mais!”, porque a alma que pecar essa morrerá. Cristo, somente Cristo pode remir o homem de seus pecados.

O pecado gera a morte e a morte é o salário do pecado (Romanos 6: 23), e ao homem está ordenado morrer uma vez (Hebreus 9: 27). Esse salário todos receberão, mas o perdão de Jesus nos livra da segunda morte que é a condenação eterna, sofrimento eterno. Busque o perdão de seus pecados somente em Jesus e enquanto você vive neste mundo, porque após a morte não haverá perdão, só existe dois lugares na eternidade: paz eterna aos perdoados por Cristo e fogo eterno para os que morrerem sem Cristo e seu perdão. Lá não existem meios de salvação, purgatório é ficção, nunca existiu, aqui você nunca mais voltará – está ordenado ao homem morrer uma só vez.