sexta-feira, 22 de novembro de 2013

10 Mandamentos do Namoro



10 Mandamentos do Namoro


Quais são os 10 mandamentos do namoro?

Namoro é uma fase muito bonita. É definida como o ato de galantear, cortejar, procurar inspirar amor a alguém. O namoro cristão, tenha a idade que tiver, deve ser uma convivência afetiva preliminar que amadurece e prepara o casal para o compromisso mais profundo. O contrário disso, longe dos princípios de Deus, pode resultar em uma experiência nociva e traumática. Observe alguns princípios que ajudam a manter o seu namoro dentro do ponto de vista de Deus.

1. Não namore por lazer: namoro não é passatempo e o cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos sólidos decorrem de namoros bem ajustados.

2. Não se prenda em um jugo desigual (II Co 6:14-18): iniciar um namoro com alguém que não tem temor a Deus e não é uma nova criatura pode resultar em um casamento equivocado. E atenção: mesmo pessoas que freqüentam igrejas evangélicas podem não ser verdadeiros convertidos ou não levarem o relacionamento com Deus a sério.

3. Imponha limites no relacionamento: o namoro moderno, segundo o ponto de vista dos incrédulos, está deformado e nele intimidade sexual ou práticas que levam a uma intimidade cada vez maior são normais, mas o namoro do cristão não deve ser assim, o que nos leva ao próximo mandamento.

4. Diga não ao sexo: Deus criou o sexo para ser praticado entre duas pessoas que se amam e têm entre si um compromisso permanente. É uma bênção para ser desfrutada plenamente dentro do casamento; fora dele é impureza.

5. Promova o diálogo e a comunicação: conversar é essencial, estabeleça uma comunicação constante, franca e direta e não evite conversar sobre qualquer assunto.

6. Cultive o romantismo: a convivência a dois deve ser marcada por gentileza, cordialidade e romantismo. Isso não é cafona, nem é coisa do passado e traz brilho ao relacionamento.

7. Mantenha a dignidade e o respeito: o namoro equilibrado tem um tratamento recíproco de dignidade, respeito e valorização. O respeito é imprescindível para um compromisso respeitoso e duradouro. Desrespeito é falta de amor.

8. Pratique a fidelidade: infidelidade no namoro leva à infidelidade no casamento. Fidelidade é elemento imprescindível em qualquer tipo de relacionamento coerente à vontade de Deus, que abomina a leviandade.

9. Assuma publicamente seu relacionamento: uma pessoa madura e coerente com a vontade de Deus não precisa e nem deve lutar contra seus sentimentos ou escondê-los.

10. Forme um triângulo amoroso: namoro realmente cristão só é bom a três: o casal e Deus. Ele deve ser o centro e o objetivo do namoro.


Deixe Deus orientar e consolidar seu namoro. Viva integralmente as bênçãos que Deus tem para você através do namoro. E seja feliz.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Mudar ou começar de novo?


Jesus nos convida a viver uma nova vida ou a mudar a vida que já temos? Ele está nos chamando para começar de novo ou para fazermos adaptações significativas com a Sua ajuda? Discipulado é aperfeiçoar o imperfeito em nós ou é viver da vida perfeita que recebemos de Deus? Aos que estão vivendo vidas complicadas e cheias de pecado, pedimos que fiquem focados em mudar suas vidas com o apoio e intervenção da igreja ou que comecem a viver uma vida inteiramente nova em Jesus?

Estas perguntas nos levam ao centro de um debate que tem atormentado a igreja de Jesus desde o tempo do apóstolo Paulo, quando ele confrontou os falsos professores na igreja dos Gálatas dizendo: “Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelhoque, na realidade, não é o evangelho.” Gálatas 1.6-7a

Mudar seu estilo de vida e sua maneira de viver com a ajuda da igreja não é a mensagem de Jesus. A mensagem Dele é começar de novo, vivendo a Sua vida. Em outras palavras, Jesus nos diz: “Esqueça mudanças que nunca dão certo e Me abrace, porque Eu nunca falho!”

É difícil aceitar que homens e mulheres não podem mudar o suficiente para satisfazer a Deus. Mas, o fato é que ninguém pode alterar seu comportamento de uma maneira suficientemente profunda, a ponto de Deus aceitar essa mudança de comportamento como suficiente para que a humanidade, intencionada por Ele na criação, volte aparecer e se manter. Se depender de mudança estamos perdidos.

Dizer a uma pessoa que ela pode mudar sua maneira de viver, e assim ganhar a aceitação de Deus, é pregar um outro evangelho. O Evangelho verdadeiro é dizer que é possível começar de novo em Jesus. Deus inicia em Jesus uma nova e viva humanidade, e não uma humanidade mudada.

Jesus disse a Nicodemos, em João 3, que só o novo nascimento permitiria que ele entrasse no Reino de Deus. Jesus disse a mulher samaritana, em João 4, que só uma fonte nova jorrando em sua vida interior poderia satisfazê-la e iniciar nela uma nova história. Jesus disse, em João 15, que nós não podemos fazer coisa alguma sem Ele, e isso inclui dar o fruto que Deus quer de nós.

A linguagem de Jesus e do Novo Testamento não é uma linguagem de mudança. É uma linguagem de novo início. É sair das trevas e entrar na luz. É ser crucificado com Cristo para começar a viver Nele.

Ontem alguém me fez esta pergunta: “Você acha que um homossexual pode mudar”? Pessoas que perguntam isso, às vezes são sinceras e outras vezes nem tanto. A minha resposta é: “O Cristianismo não tem como alvo mudar o homossexualismo ou qualquer outra pessoa. Nenhum plano de mudança pode nos ajudar se nosso alvo é ser o que Deus quer que sejamos. Nosso problema fica bem além do poder das mudanças. O Cristianismo se importa em viver uma nova vida - a vida de Jesus. O Cristianismo nos leva a uma cooperação constante e crescente com a vida perfeita de Jesus em nós, que permite a Ele se manifestar através de nós. Qualquer pessoa que deseja começar de novo em Jesus é bem vinda, e isso inclui tanto a mim quanto ao homossexual.”

‘Vender’ mudanças como sendo o Cristianismo é religião, e é um negócio enorme. Pessoas que vendem mudança no nome de Jesus ficam ricas porque vendem algo que nunca termina e, por fim, nunca funciona. Observe o vendedor de drogas; ele faz as pessoas dependentes do que vende, e isso é uma fórmula para manter a riqueza e o controle. O apóstolo Paulo disse que existem pessoas na religião que tem um deus – o interesse próprio.

Pessoas que oferecem um novo início, vindo de uma nova fonte perfeita que é Cristo em nós, em pouco tempo não serão tão necessários para aqueles que aprendem a viver Jesus. Isso não é um negócio rentável. Levar pessoas a focarem na sua nova vida em Jesus em vez de focá-las nas intermináveis mudanças não é um plano enriquecedor, mas nos faz como Jesus e os primeiros apóstolos. Eles não enriqueceram, mas a influencia deles dura até hoje. Temos que escolher – ou vender mudança ou viver Jesus.

Imagine que você descobriu que precisa de um transplante de medula. Nenhum exercício, medicamento ou mudança resolverá seu problema. É assim no mundo espiritual. Nós precisamos de uma medula nova e eterna, de uma conexão do nosso espírito com o Espírito de Jesus na medula espiritual de nosso ser, para então começarmos a viver Jesus. A boa notícia é que uma vez que o transplante de medula espiritual acontece - ao recebermos a vida de Jesus em nós - só precisamos cooperar com esta nova e eterna vida perfeita de Jesus.

Quando abandonamos de vez o alvo de buscar mudanças e vemos que Jesus nos convida a vivê-Lo, certos versículos bíblicos começam a fazer sentido. São versículos de ‘transplante’ e não de ‘mudanças religiosas’.


Colossenses 1.27 – “A ele quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.”

Filipenses 1.21 – “...porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.”


Gálatas 2.20 – “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.”


Colossenses 3.11- “...Cristo é tudo e está em todos.”

O fato de mudança ser algo que vende bem não significa que este negócio funciona. A humanidade é muito além disso, e precisa da vida perfeita de Jesus em nós, pelo Espírito de Deus.

Não diga para ninguém que ela precisa mudar para agradar a Deus. Diga que ela pode viver Jesus. Em Jesus tudo é novo, e não somente mudado.