terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Ano novo, vida nova




Aqui estamos nós outra vez, começando um novo ano, fazendo planos e organizando projetos. Esta é um fase para renovar esperanças, energia e sonhos e, para quem tem filhos, este é também um período para vivenciar surpresas, adaptações e novas emoções.

Pode ser que neste ano o pequeno vá pela primeira vez para a escola, pode ser que tenha mudado de colégio, que comece a falar, andar. E pode ser que mais alguém chegue para aumentar a família, que a mamãe volte a trabalhar... Seja qual for a novidade ou a mudança, o mais importante é que estejamos abertos para elas.

Se no ano passado seu filho foi um terror na escola, não deixe que esse rótulo o persiga. Este pode e será um ano diferente. Vai chegar o irmãozinho e você já está preocupada com o ciúme? Reserve mais tempo para curtir a espera, reforçar os laços com o primogênito e colocar muita alegria na casa.

Faça planos, trace metas, olhe para o futuro, mas não se esqueça da criança de hoje, do momento doce e único de cada dia com os filhos ainda pequenos. Para facilitar a vida, tenha uma rotina – as regras são sempre importantes –, mas não se esqueça também de fazer um pouco de folia. As brincadeiras servem como um canal de aproximação e afetividade e, uma vez que isso aconteça, educar fica mais fácil e mais gostoso também.

Fale mais sobre os acertos do que sobre os erros, olhe mais vezes nos olhos do seu filho, reforce o contato, a confiança. Tenha como referência o ritmo e o temperamento dele e o compare o menos possível com os outros. Cada um tem seu tempo, seu jeito e seu encanto.

Que neste ano ele possa estar cuidado, saudável e amado, curtindo cada descoberta! Incentive, aplauda, ensine a tentar de novo e aproveite para aprender as mesmas coisas de outro jeito.

Que do ano que passou fiquem os registros de boas lembranças e o aprendizado tão rico das experiências que podemos ter como pais e que nos transformam em seres humanos melhores. Que façamos boas parcerias nesse universo da educação e possamos, nos profissionais, encontrar amigos, apoio e informações positivas e valiosas.

Que 2013 seja especial, cheio de alegria e travessuras, conquistas e surpresas. Daqui para a frente, terminarei sempre minha coluna com uma frase que fale de filhos, de educação, de crianças e desta fase tão incrível, surpreendente e fascinante. Espero que você goste.


0 Comentários :

Postar um comentário