terça-feira, 8 de março de 2011

A Fórmula do Casamento Feliz

O segredo do casamento feliz está em uma "fórmula matemática do amor", que o professor britânico James Murray, da Universidade de Washington, diz ter descoberto. Embora pareça piada, o professor apresentou com muita solenidade sua "fórmula algébrica do amor" no Congresso de Matemática e Biologia realizado na Universidade de Dundee (Escócia).

O matemático afirma que encontrou duas equações cujo cálculo prediz, com uma confiabilidade de 94%, o sucesso ou o fracasso de um casamento. De acordo com o jornal Daily Telegraph, munido de números, letras e sinais de soma e diminuição, Murray afirmou que criou a curiosa equação após estudar durante dez anos o comportamento de 700 casais de Seattle (EUA).

A experiência, feita com ajuda de um psicólogo, constituiu na observação de conversas de casais recentes sobre assuntos polêmicos como sexo, educação dos filhos e dinheiro. A habilidade dos maridos e de suas mulheres para tratar de temas tão espinhosos foi medido por uma escala de valores, de modo que as brincadeiras, o tom de voz amável, os sorrisos e os gestos físicos de carinho foram considerados pontos a favor do casal.

Por outro lado, olhares agressivos, críticas, o ato de zombar do outro e a frieza afetiva representam pontos negativos para os recém-casados. "Então colocamos seus dados em um gráfico e, ao traduzí-los para termos algébricos, pudemos fazer nossas previsões de divórcio", declarou Murray.

Aplicando sua fórmula o professor foi capaz de prever, com "um elevado índice de acerto", quais casamentos iriam fracassar, um prognóstico que não revelou aos envolvidos porque "dizer a um casal que seu casamento não irá funcionar é algo que ninguém deseja ouvir". O matemático, bem casado há 40 anos, disse que pode se extrair algo positivo de suas equações, pois de sua aplicação se deduz porque algumas pessoas têm problemas e daí é possível salvar um casamento.

0 Comentários :

Postar um comentário