Jesus nos convida a viver uma nova vida ou a mudar a vida que já temos? Ele está nos chamando para começar de novo ou para fazermos adaptações significativas com a Sua ajuda? Discipulado é aperfeiçoar o imperfeito em nós ou é viver da vida perfeita que recebemos de Deus? Aos que estão vivendo vidas complicadas e cheias de pecado, pedimos que fiquem focados em mudar suas vidas com o apoio e intervenção da igreja ou que comecem a viver uma vida inteiramente nova em Jesus?
Estas perguntas nos levam ao centro de um debate que tem atormentado a igreja de Jesus desde o tempo do apóstolo Paulo, quando ele confrontou os falsos professores na igreja dos Gálatas dizendo: “Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelhoque, na realidade, não é o evangelho.” Gálatas 1.6-7a
Mudar seu estilo de vida e sua maneira de viver com a ajuda da igreja não é a mensagem de Jesus. A mensagem Dele é começar de novo, vivendo a Sua vida. Em outras palavras, Jesus nos diz: “Esqueça mudanças que nunca dão certo e Me abrace, porque Eu nunca falho!”
É difícil aceitar que homens e mulheres não podem mudar o suficiente para satisfazer a Deus. Mas, o fato é que ninguém pode alterar seu comportamento de uma maneira suficientemente profunda, a ponto de Deus aceitar essa mudança de comportamento como suficiente para que a humanidade, intencionada por Ele na criação, volte aparecer e se manter. Se depender de mudança estamos perdidos.
Dizer a uma pessoa que ela pode mudar sua maneira de viver, e assim ganhar a aceitação de Deus, é pregar um outro evangelho. O Evangelho verdadeiro é dizer que é possível começar de novo em Jesus. Deus inicia em Jesus uma nova e viva humanidade, e não uma humanidade mudada.
Jesus disse a Nicodemos, em João 3, que só o novo nascimento permitiria que ele entrasse no Reino de Deus. Jesus disse a mulher samaritana, em João 4, que só uma fonte nova jorrando em sua vida interior poderia satisfazê-la e iniciar nela uma nova história. Jesus disse, em João 15, que nós não podemos fazer coisa alguma sem Ele, e isso inclui dar o fruto que Deus quer de nós.
A linguagem de Jesus e do Novo Testamento não é uma linguagem de mudança. É uma linguagem de novo início. É sair das trevas e entrar na luz. É ser crucificado com Cristo para começar a viver Nele.
Ontem alguém me fez esta pergunta: “Você acha que um homossexual pode mudar”? Pessoas que perguntam isso, às vezes são sinceras e outras vezes nem tanto. A minha resposta é: “O Cristianismo não tem como alvo mudar o homossexualismo ou qualquer outra pessoa. Nenhum plano de mudança pode nos ajudar se nosso alvo é ser o que Deus quer que sejamos. Nosso problema fica bem além do poder das mudanças. O Cristianismo se importa em viver uma nova vida - a vida de Jesus. O Cristianismo nos leva a uma cooperação constante e crescente com a vida perfeita de Jesus em nós, que permite a Ele se manifestar através de nós. Qualquer pessoa que deseja começar de novo em Jesus é bem vinda, e isso inclui tanto a mim quanto ao homossexual.”
‘Vender’ mudanças como sendo o Cristianismo é religião, e é um negócio enorme. Pessoas que vendem mudança no nome de Jesus ficam ricas porque vendem algo que nunca termina e, por fim, nunca funciona. Observe o vendedor de drogas; ele faz as pessoas dependentes do que vende, e isso é uma fórmula para manter a riqueza e o controle. O apóstolo Paulo disse que existem pessoas na religião que tem um deus – o interesse próprio.
Pessoas que oferecem um novo início, vindo de uma nova fonte perfeita que é Cristo em nós, em pouco tempo não serão tão necessários para aqueles que aprendem a viver Jesus. Isso não é um negócio rentável. Levar pessoas a focarem na sua nova vida em Jesus em vez de focá-las nas intermináveis mudanças não é um plano enriquecedor, mas nos faz como Jesus e os primeiros apóstolos. Eles não enriqueceram, mas a influencia deles dura até hoje. Temos que escolher – ou vender mudança ou viver Jesus.
Imagine que você descobriu que precisa de um transplante de medula. Nenhum exercício, medicamento ou mudança resolverá seu problema. É assim no mundo espiritual. Nós precisamos de uma medula nova e eterna, de uma conexão do nosso espírito com o Espírito de Jesus na medula espiritual de nosso ser, para então começarmos a viver Jesus. A boa notícia é que uma vez que o transplante de medula espiritual acontece - ao recebermos a vida de Jesus em nós - só precisamos cooperar com esta nova e eterna vida perfeita de Jesus.
Quando abandonamos de vez o alvo de buscar mudanças e vemos que Jesus nos convida a vivê-Lo, certos versículos bíblicos começam a fazer sentido. São versículos de ‘transplante’ e não de ‘mudanças religiosas’.
Colossenses 1.27 – “A ele quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.”
Filipenses 1.21 – “...porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.”
Gálatas 2.20 – “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.”
Colossenses 3.11- “...Cristo é tudo e está em todos.”
O fato de mudança ser algo que vende bem não significa que este negócio funciona. A humanidade é muito além disso, e precisa da vida perfeita de Jesus em nós, pelo Espírito de Deus.
Não diga para ninguém que ela precisa mudar para agradar a Deus. Diga que ela pode viver Jesus. Em Jesus tudo é novo, e não somente mudado.
0 Comentários :
Postar um comentário